quarta-feira , 20 de setembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Plataformas / 2015: O ano que a internet irá cair!
2015: O ano que a internet irá cair!
Internet vai cair!!!

2015: O ano que a internet irá cair!

Opinião sobre como a internet vai se comportar em 2015.

2014 viu o maior ataque a rede Internet de todos os tempos, programas fundamentais da rede quebraram como ovos, e identificações e senhas de usuários vazaram em todos os lugares. E isto vai ser ainda pior.

Uma brincadeira da internet que vem desde o início de 1980 consiste inteiramente na seguinte frase: “A morte iminente da rede é prevista!”. A cada ano, com uma frequência maior do que você ira ouvir “Este será o ano do Linux em desktops!”, alguém irá prever que a internet vai morrer e isto não acontece. Esse ano será a minha vez, mas eu temo estar correto.
Aqui está o motivo.

Dê uma boa olhada no que ocorreu a internet em 2014. Em fevereiro, vimos o maior ataque DDoS de todos os tempos. Ele chegou a mais de 400 gigabits por segundo (Gbps). Este tráfego é maior que a largura de banda total da Internet em um país pequeno.
Em outubro, Akamai reportou que no trimestre anterior ele sozinho defendeu seus clientes contra 17 ataques DDoS com tráfegos maiors de 100Gbps, com picos de 321 Gbps.
E, como todo jogador de Xbox e PlayStaion sabe, Xbox Live e a PlayStation Network ficaram fora por cerca de 72 horas durante o fim de semana do feriado de natal por causa de um ataque DDoS.

ataque a PSN via DDOS na internet

ataque a PSN via DDOS na internet

Quem acha que irá ver um ataque DDoS petabit-por-segundo em 2015? Eu acredito.
Um ataque desta magnitude deve vir de hackers, como Lizard Squad, contra empresas de jogos por razões que devem permanecer obscuras, Mas eu acredito que deve ser mais provável vir de uma nação.
Guerra cibernética não é apenas assunto de ficção científica. Isto já ocorreu.
A Rússia foi acusada de derrubar a Internet na Estônia em 2007 e a rede da Georgia em 2008. Richard Stiennon, diretor de uma firma de consultoria em segurança, a IT-Harvest, acredita que a Rússia irá atacar seriamente a Ucrânia, sendo a Internet da Ucrânia seu primeiro algo.
Enquanto isso, a Coréia do Norte tem acusado os Estados Unidos de atacar a sua Internet. E, claro, antes disso o FBI disse que a Coréia do Norte foi responsável pela invasão da Sony.
Alguém irá apertar o gatilho de uma gigantesca DDoS em 2015. A única questão é quem.
Como estes ataques foram realizados não é tão misterioso. Invasores precisam apenas abusar de problemas muito antigos em protocolos básicos da Internet como NTP (Network Tome Protocol) e DNS (Domain Name System). Nós estamos utilizando a Internet como uma tecnologia antiga há décadas, e temos sido realmente displicentes quanto a atualizá-los.
Por example, ataques baseados em DNS poderiam ser mitigados com o uso de DNSSEC (Domain Name System Security Extensions). DNSSEC existe desde 2010, mas tem sido desenvolvida por apenas um pequeno número de empresas.

Neste meio tempo, nós também vimos em 2014 um protocolo básico de segurança da internet, OpenSSL, ser distroçado pelo bug Heartbleed. Meses depois, após correções estarem disponíveis, mais de 300.000 servidores web ainda estavam vulneráveis aquele bug.
Eu não tenho dúvida que outros buracos de segurança estejam escondidos em programas de protocolos de Internet antigos e fundamentais, e nós iremos descobrir da maneira mais difícil em 2015.
Finalmente não vamos esquecer o bom e velho erro humano. Logins e senhas também tem sido roubados das empresas por cibercriminosos o tempo inteiro, como o ex-diretor do FBI, Robert Mueller, disse no último verão: “Existem apenas dois tipos de empresas – aquelas que já foram hackeadas e as que serão”.
Até mesmo a elite tecnológica está vulnerável. No início de dezembro, ICANN, que supervisiona o DNS, foi hackeada. O atacante conseguiu acesso a informações de usuários, incluindo e-mails e endereços postais. ISC, desenvolvedores do BIND, o software de DNS mais popular do mundo, também foi atacado, mas não sabemos quais e se alguma informação foi realmente obtida do site.
Desde que eu ingressei em tecnologia, segurança tem sido um adendo. Segurança é o que você faz após ser hackeado e ter seu CIO demitido. 2015 será o ano que esta atitude nos quebrará.
Eu não sei como nem quando isto irá acontecer, mas eu sei que irá. Haverá um DDoS ataque, provavelmente explorando alguma vulnerabilidade antiga de um programa fundamental da Internet. Ele será grande o suficiente para derrubar algumas empresas e pequenos países da Internet, todo mundo no planeta irá sentir seu efeito. E isto poderá ou não utilizar informações roubadas da maior empresa de TI ou do corpo de serviços da Internet.
2015 será o ano que nossa displicência com a segurança da Internet irá nos quebrar. Eu ficaria feliz se eu estivesse terrivelmente errado sobre isso, mas eu não acho que esteja.

Fonte: ComputerWorld

Sobre Lino Neto

Lino Neto
Bacharel em Sistemas de Informação pela Maurício de Nassau e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalhou por 11 anos na Oi e na Embratel atuando como analista de qualidade, coordenador de qualidade, gerente de Assistência Técnica e, por fim, como gerente de operações de dados na Oi. Atualmente trabalha no grupo João Santos como analista sênior de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>