quinta-feira , 24 de agosto de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / Apache – Instalando Servidor Web no Linux
Apache – Instalando Servidor Web no Linux
apache

Apache – Instalando Servidor Web no Linux

Apache – Instalando Servidor Web no Linux

Os servidores web, como Apache, IIS,nginx são responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos. Servidor web pode ser um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.) ou um computador que executa um programa que provê a funcionalidade descrita anteriormente.

Servidores Web mais Populares:

  • Apache: é o servidor web mais utilizado no mundo (aproximadamente 60%), hospeda na Internet mais de 360 milhões de sites. O Apache suporta uma variedade de recursos, muitos deles implementados como módulos para extender sua funcionalidade, entre eles o mod_access, responsável por delimitar o acesso a diretóriso e arquivos, com authenticação onde necessário e o mod_rewrite, que premite a reescrita de URLs, recurso introduzido no Apache. Alguma das linguagens de programação suportadas são Perl, PyThon, Tcl e PHP. O Apache se tornou tão popular que a maioria dos sistemas open-source o requerem para funcionar, tamanha a facilidade de uso e recursos integrados.
  • IIS (Internet Information Server): é o servidor web da Microsoft. Apesar de possui apenas 16% do mercado, hospedando pouco mais de 110 milhões de sites no mundo todo, o IIS suporta os protocolos HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SMTP e NNTP. Ele é parte integrante do Windows Server, apesar de não habilitado por padrão em uma instalação padrão do Windows. Entre suas principais características, está a integração com as tecnologias criadas pela Microsoft, tais como o Framework .NET, utilizado em páginas ASP.NET, com suporte a VB.NET, C# e multas outras linguagens.
  • nginx: apesar de ocupar o terceiro lugar em utilização, o nginx é o servidor web que mais cresce em utilização nos últimos anos. Ele também pode ser utilizado como um proxy reverso para HTTP, SMTP, POP3 e IMAP, e possui um foco em performance e escalabilidade. O nginx é responsável por hospedar mais de 100 milhões de sites no mundo.

Instalação do Apache:
– No RedHat/CentOS:

#yum install httpd
#service httpd start

Para testar o funcionando do apache, acesse via browser:

http://IP_DO_SEU_SERVIDOR
Apache CentOS

Ilustração: Apache CentOS

– No Debian/Ubuntu:

#apt-get install apache2
#service apache2 start

Para testar o funcionando do apache, acesse via browser:

http://IP_DO_SEU_SERVIDOR
Apache Ubuntu

Ilustração: Apache Ubuntu

Observação:
Ao realizar o teste, caso não consiga visualizar a página via browser, o firewall pode estar bloqueando o acesso, pare o serviço para testar:

#service iptables stop
#service ip6tables stop

Não é a toa que o Apache é o servidor Web mais utilizado no mundo, é um software que está estruturado em módulos. A configuração de cada módulo se faz mediante a configuração das diretivas que estão contidas dentro do módulo. Os módulos do Apache podem ser classificados em três categorias:

  • Módulos Base: Módulo com as funções básicas do Apache
  • Módulos Multiprocesso: São os responsáveis da união com os portos da máquina, aceitando as petições e enviando aos filhos a atender às petições.
  • Módulos Adicionais: Qualquer outro módulo que lhe adicione uma funcionalidade ao servidor.

Esta com dúvidas de como montar um servidor web com segurança? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria.

Apache - Instalando Servidor Web no Linux Os servidores web, como Apache, IIS,nginx são responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos. Servidor web pode ser um programa de computador responsável por aceitar pedidos HTTP de clientes, geralmente os navegadores, e servi-los com respostas HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), incluindo opcionalmente dados, que geralmente são páginas web, tais como documentos HTML com objetos embutidos (imagens, etc.) ou um computador que…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
93

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>