quinta-feira , 21 de setembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Gadgets / Controlando um R2D2 com um Raspberry PI
Controlando um R2D2 com um Raspberry PI
R2D2

Controlando um R2D2 com um Raspberry PI

Pra quem é fã da série Star Wars e curte o R2D2, confiram esse projeto:

R2D2, o robô de brinquedo destemido da série Star Wars, pode acompanhar os movimentos de uma pessoa, possui reconhecimento facial e responde a comandos de voz em Inglês e Chinês.

O estudante chinês de Ph.D. em computação, Lingxiang Xiang decidiu explorar o potencial do computador barato Raspberry Pi fazendo um projeto que é um sonho de muitos geeks mundo a fora.

O aluno empreendedor utilizou uma réplica do brinquedo R2D2, quebrado, usando um computador Raspberry Pi e outros sensores e componentes eletrônicos, comprados online para controlá-lo. O brinquedo era para ser somente um presente de aniversário para a namorada.

O resultado final: um robô com reconhecimento de face, movimento e detecção de distância (para evitar esbarrar em obstáculos), e a capacidade de entender comandos de voz em Inglês e Chinês. Se ele andasse pela minha casa já tava de ótimo tamanho, imagina reconhecer comandos!!.

Como na versão do filme, o R2D2 também pode gravar e reproduzir mensagens de áudio, embora, obviamente, mensagens holográficas não estão em seu repertório.

O mais importante para Xiang é que o R2D2 acabou sendo um sucesso com a namorada.

Para aqueles que desejam construir a sua própria réplica R2D2, Xiang planeja fazer as instruções disponíveis em breve. Abaixo está um vídeo do brinquedo R2D2 controlado por um Raspberry PI.

Dando uma pesquisada na internet achei o site do Lingxiang Xiang, ele tem um site com artigos e projetos científicos, dentre eles, o projeto do R2D2. Confiram o site dele.

O pequeno robô R2D2 é um dos principais personagens da saga Star Wars. Ele é um dróide astromecânico, responsável por manutenção e navegação de astronaves. Fala uma “linguagem” incompreensível, de bipes e sons eletrônicos.R2D2 e C-3PO são os únicos personagens da série a aparecerem nos 6 filmes interpretados pelos mesmos atores. Kenny Baker foi o ator anão que atuou dentro do dróide em cinco dos seis filmes da série. Apesar de aparecer nos créditos do filme A Vingança dos Sith, Kenny nunca filmou qualquer cena desse episódio.

Pra quem é fã da série Star Wars e curte o R2D2, confiram esse projeto: R2D2, o robô de brinquedo destemido da série Star Wars, pode acompanhar os movimentos de uma pessoa, possui reconhecimento facial e responde a comandos de voz em Inglês e Chinês. O estudante chinês de Ph.D. em computação, Lingxiang Xiang decidiu explorar o potencial do computador barato Raspberry Pi fazendo um projeto que é um sonho de muitos geeks mundo a fora. O aluno empreendedor utilizou uma réplica do brinquedo R2D2, quebrado, usando um computador Raspberry Pi e outros sensores e componentes eletrônicos, comprados online…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
94

Sobre Lino Neto

Lino Neto
Bacharel em Sistemas de Informação pela Maurício de Nassau e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalhou por 11 anos na Oi e na Embratel atuando como analista de qualidade, coordenador de qualidade, gerente de Assistência Técnica e, por fim, como gerente de operações de dados na Oi. Atualmente trabalha no grupo João Santos como analista sênior de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>