terça-feira , 21 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Internet Banda larga – Uma breve abordagem
Internet Banda larga – Uma breve abordagem
Ilustração: Internet Banda Larga

Internet Banda larga – Uma breve abordagem

Abordaremos neste post uma breve história sobre o advento da Internet Banda Larga que influencia direta e indiretamente o desenvolvimento social, econômico e cultural de um país, bem como definições básicas e associações com demais tecnologias.

Vamos começar com um breve olhar sobre a história da Internet. Alguns sugerem que precisamos começar o caminho de volta na década de 1958, quando o Exército dos EUA estava pesquisando métodos para obter melhores redes de comunicação. Isto levou a um projeto chamado “ARPANET” que foi criado no final dos anos 1960 pela Agência de projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA). A ideia desta era criar novas tecnologias de rede para permitir que os centros de investigação e as universidades se conectassem. No entanto, um grupo liderado por Vinton Cerf e Robert Kahn na década de 1970 desenvolveu um protocolo chamado TCP/IP. E foi neste momento que a Internet realmente começou sua jornada, como a conhecemos hoje. TCP/IP é o protocolo de backbone da Internet. E internet é basicamente, um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos padrão da internet (TCP/IP) para servir vários bilhões de usuários no mundo inteiro. Você pode considerá-lo como uma linguagem universal de dados em que proporciona interconexão um com os outros.

 E Internet Banda Larga é a dominação usada para qualquer conexão à internet que possua velocidade superior a velocidade padrão dos modems discados. O modem vem da junção modulador e demodulador que permite que os bits sejam traduzidos para a linha telefônica. O meio utilizado para este tipo de conexão era a linha telefônica e a mesma tinha uma capacidade de transmissão que era chamada de banda passante. Quando se falava ao telefone utilizava-se uma banda passante muito pequena e o restante era inutilizado pela tecnologia. Os modems discados utilizavam a mesma banda passante de voz conseguindo com isto uma velocidade muito pequena comparando com os dias de hoje (ex: 56kbps). Por este motivo que ao se conectar a internet discada não era possível utilizar para chamadas de voz. Os modems XDSL não utilizam a frequência de voz para a transmissão e sim a banda restante que era inutilizada pela tecnologia discada, que vale ressaltar era maior que a de voz. Por este motivo se deu o nome de internet banda larga.

A internet banda larga pode ser disponibilizada sobre os acessos metálico, rádio, wi-fi, Wimax, satélite, óptico e PLC. Diversas tecnologias têm sido desenvolvidas para possibilitar o acesso às redes de alta velocidade. Todas elas, cada uma com sua peculiaridade, têm suas vantagens e desvantagens, embora apontem para uma mesma finalidade: ampliar a inclusão digital e melhorar a qualidade do serviço. Torna-se evidente que a existência de uma robusta base de conexão em redes físicas de alta capacidade, como fibra ótica, é uma premissa necessária para garantir estabilidade no sistema.

 A infraestrutura e as tecnologias de conexão em internet banda larga, as políticas de inclusão digital e os novos dispositivos e equipamentos de telecomunicações são meios fundamentais para garantir a circulação cada vez mais ampla de conteúdos pela Internet. Dados, textos, áudio e vídeo, todos convertidos em bits, passam a trafegar de modo descentralizado, graças às possibilidades criadas pelas plataformas digitais. Essa nova realidade altera profundamente os hábitos dos cidadãos de produzir e usufruir conteúdos, potencializando a liberdade de expressão, a democracia e ampliando o acesso à informação, ao conhecimento e à cultura.

 A democratização do acesso à Internet se firmou como a grande fronteira da comunicação no início deste século. Diante do crescimento da rede, da sua importância e do fenômeno da convergência digital, a qualidade de conexão a esta plataforma se tornou hoje um indicador indispensável à vida moderna. Assim, o que se convencionou chamar de “Internet banda larga” ou simplesmente “banda larga” representa uma condição estratégica capaz de garantir que a experiência dos usuários ocorra de modo pleno e satisfatório, algo que tende a repercutir em vários setores, influenciando direta ou indiretamente o desenvolvimento social, econômico e cultural.

Abordaremos neste post uma breve história sobre o advento da Internet Banda Larga que influencia direta e indiretamente o desenvolvimento social, econômico e cultural de um país, bem como definições básicas e associações com demais tecnologias. Vamos começar com um breve olhar sobre a história da Internet. Alguns sugerem que precisamos começar o caminho de volta na década de 1958, quando o Exército dos EUA estava pesquisando métodos para obter melhores redes de comunicação. Isto levou a um projeto chamado "ARPANET" que foi criado no final dos anos 1960 pela Agência de projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA). A ideia desta era…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: 4.4 ( 1 votes)
90

Sobre Luiz Henrique

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>