segunda-feira , 25 de setembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Categoria Padrão / LPIC – Vantagens de um profissional com certificação
LPIC – Vantagens de um profissional com certificação
Ilustração: Vantagens Certificação LPIC

LPIC – Vantagens de um profissional com certificação

LPIC – Vantagens de um profissional com certificação

A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos.

O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissinais de TI. Os exames de certificação do LPIC são aplicados em milhares de lugares no mundo, em vários idiomas.

O sistema operacional Linux é um dos mais utilizados no mercado mundial de servidores. Famoso por sua flexibilidade, baixo custo, estabilidade e segurança. O Linux está entre os sistemas operacionais que mais crescem no mercado de TI. No entanto, ainda é grande a dificuldade das empresas para encontrar profissionais qualificados e certificados para trabalhar na administração de servidores Linux.

A certificação LPIC está entre as 10 mais procuradas do mundo por profissionais da área de Tecnologia da Informação. A principal vantagem da LPIC sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPIC são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPIC é, portanto, independente de distribuição (Red-Hat, Debian, Fedora, entre outras distribuições).

O programa de certificação LPIC é composta por três níveis profissionais:

LPIC-1: Linux Professional Institute Certificação Nível 1
LPIC-1 é um nível de certificação júnior para administradores Linux. Este nível certifica a capacidade de execução de tarefas de manutenção através da linha de comandos, instalação e configuração de um posto de trabalho e de configuração uma rede básica.
(Este nível requer aprovação nos exames 101 e 102)

Confira o programa de certificação LPIC-1.

LPIC-2: Linux Professional Institute Certificação Nível 2
LPIC-2 é dirigido a profissionais Linux avançados. Este nível certifica a capacidade de administração de redes mistas de pequena e média dimensões, bem como a capacidade de sugestões ao nível de gestão superior.
(Este nível requer aprovação nos exames 201 e 202)

Confira o programa de certificação LPIC-2.

LPIC-3: Linux Professional Institute Certificação Nível 3
LPIC-3 é desenhado para profissionais de nível Linux sénior num ambiente empresarial. Este nível certifica a capacidade de concepção, desenho, instalação e resolução de problemas de software LDAP e integração com o Active Directory. É composta pelas provas 300(Ambientes Mistos) , 303(Segurança) e 304(Virtualização e Alta Disponibilidade). Ao contrário das certificações do nível 1 e 2, para ser considerado LPIC-3 basta obter aprovação na prova 300.

Confira o programa de certificação LPIC-3.

A Virtx tem a satisfação de disponibilizar simulados gratuitos para quem almeja obter certificação LPIC.

LPIC - Vantagens de um profissional com certificação A certificação é algo muito comum entre os profissionais de informática. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos. O Linux Professional Institute – LPI – é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido…

Review Overview

score

User Rating: 4.9 ( 1 votes)
96

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>