segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / MariaDB – Como Instalar no Linux
MariaDB – Como Instalar no Linux

MariaDB – Como Instalar no Linux

MariaDB – Como Instalar no Linux

O MySQL é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) muito famoso por ser robusto e prático, porém, após a Oracle ter adquirido a Sun e com ela, o MySQL, houve rumores de que a Oracle pudesse acabar com o MySQL ou cobrar taxas de licenças para a comunidade, isto potencializou o nascimento do MariaDB.

MariaDB é um sistema gerenciador de banco de dados que surgiu como fork do MySQL, criado por Michael ‘Monty’ Widenius, o fundador do próprio MySQL, que diz ter se arrependido pela venda para a Sun, ele tem como principal objetivo manter uma base de dados de código-fonte aberto. Este banco de dados já provou ser mais rápido e leve do que o MySQL, sem quebrar em nada a compatibilidade com os softwares existentes. A tendência das distribuições Linux é substituir nos seus respectivos repositórios oficiais o MySQL pelo MariaDB, como já vem ocorrendo por exemplo com a Red Hat/CentOS 7.

Instalação do MariaDB no CentOS:
1. Vamos adicionar o repositório do banco de dados:

#vi /etc/yum.repos.d/Mariadb.repo

2. Adicione o conteúdo abaixo:
– Para Sistema Operacional 32bits:

[mariadb]
name = MariaDB
baseurl = http://yum.mariadb.org/5.5/centos6-x86
gpgkey=https://yum.mariadb.org/RPM-GPG-KEY-MariaDB
gpgcheck=1

– Para Sistema Operacional 64bits:

[mariadb]
name = MariaDB
baseurl = http://yum.mariadb.org/5.5/centos6-amd64
gpgkey=https://yum.mariadb.org/RPM-GPG-KEY-MariaDB
gpgcheck=1

OBS: O exemplo a cima é apenas para a distribuição CentOS, caso queira adicionar repositório para outra distribuição, como RedHat, basta alterar a opção “baseurl” conforme o seu tipo de sistema operacional, acessando o link http://yum.mariadb.org/5.5/, será exibido as respectivas distribuições disponíveis.

3. Instale o Banco de dados:

#yum install MariaDB-server MariaDB-client -y

4. Inicialize o serviço:

#service mysql start

5. Inicializar o serviço durante boot:

chkconfig mysql on


6. Defina uma senha root para o Banco de dados:

#mysqladmin -u root password 'SuaSenhaAqui'

Vimos que o procedimento de instalação é super simples e fácil de ser executado.

Esta com dúvidas de como montar um servidor de banco de dados? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria.

MariaDB - Como Instalar no Linux O MySQL é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) muito famoso por ser robusto e prático, porém, após a Oracle ter adquirido a Sun e com ela, o MySQL, houve rumores de que a Oracle pudesse acabar com o MySQL ou cobrar taxas de licenças para a comunidade, isto potencializou o nascimento do MariaDB. MariaDB é um sistema gerenciador de banco de dados que surgiu como fork do MySQL, criado por Michael 'Monty' Widenius, o fundador do próprio MySQL, que diz ter se arrependido pela venda para a Sun, ele tem…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
93

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>