segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / Memex – Ferramenta de pesquisa da Deep Web
Memex – Ferramenta de pesquisa da Deep Web

Memex – Ferramenta de pesquisa da Deep Web

Memex – Ferramenta de pesquisa da Deep Web

Memex, é um projeto criado pelo Governo dos Estados Unidos, Defense Advance Research Projects Agency (DARPA), há um ano atrás. É um poderoso motor de busca capaz de encontrar conteúdo não indexados pelo Google, Yahoo, Bing, e outros motores de buscas.

Segundo a TheHackerNews, o projeto se chama Memex Deep Web Search Engine e está bem avançado, pela primeira vez, na noite do último domingo, o motor de buscas Memex – Combate ao crime – entrou em ação. A agência de pesquisa do Pentágono deu preview de 60 minutos para Scientific American do software para testar a tecnologia.

Como já falamos, na Deep Web é possível encontrar diversas atividades ilegais, como pornografia infantil, tráfico de drogas, crime cibernético e tráfico de seres humanos. Como o conteúdo da Deep Web é normalmente hospedado em computadores de voluntários, não está indexada pelos grandes mecanismos de busca, pelo menos até agora!

Memex Search Engine foi projetado para superar os desafios e identificar quem esta por trás destas atividades ilegais que citamos a cima.

O inventor do Memex, Chris White, disse:

A internet é muito, muito maior do que as pessoas pensam. Segundo algumas estimativas do Google, Microsoft Bing e Yahoo, só temos acesso a cerca de 5% do conteúdo na Web. Isso deixa muito espaço para pessoas com mau intenção.

O Memex Search Engine também contou com especialista Dan Kaufman, que disse:

"A maneira mais fácil de pensar sobre Memex é: Como posso fazer o invisível ser visto".

Você pode assistir ao vídeo de demonstração por Chris White abaixo:


Memex está em uma versão beta, sendo testado por um escritório do distrito e uma organização não-governamental. A próxima fase será realizado os testes por um grupo maior de beta testers em algumas semanas.

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Um comentário

  1. Com os recentes casos de espionagem ocorridos no ano passado, utilizar uma ferramenta de busca desenvolvido pelo DARPA não é a coisa mais inteligente a se fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>