segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / Monitorix – Ferramenta de Monitoramento
Monitorix – Ferramenta de Monitoramento

Monitorix – Ferramenta de Monitoramento

Monitorix – Ferramenta de Monitoramento

Monitorix é um projeto open source de monitoramento. Este utilitário foi desenvolvido a princípio para servidores Linux/Unix, mas devido à sua simplicidade e tamanho reduzido, pode ser usado também em dispositivos embarcados.
Consiste basicamente de dois programas, um coletor chamado monitorix que nada mais é do que um daemon desenvolvido em Pearl, capaz de iniciar automaticamente como qualquer outro serviço e um script CGI chamado monitorix.cgi.
A partir da versão 3.0, o Monitorix incluiu seu próprio servidor HTTP embutido, para que você não precise instalar nenhum outro servidor web.

Monirotix exibe vários gráficos, vamos citar alguns:

  • Carga de CPU
  • Uso de Memória
  • Uso do Kernel
  • Uso de Disco (I/O)
  • Tráfego das interfaces de rede
  • Estatísticas do serviço de e-mail (caso esteja instalado)
  • Os usuários que utilizam o sistema (Logados)
  • Monitoramento de tráfego por serviço
  • Entre outros…

Instalação da Ferramenta:
– No RedHat/CentOS 6.x:

Necessário Instalar o repositório EPEL:
* Para 32 bits:  
   #rpm -Uvh http://dl.fedoraproject.org/pub/epel/6/i386/epel-release-6-8.noarch.rpm
* Para 64 bits:
   #rpm -Uvh http://dl.fedoraproject.org/pub/epel/6/x86_64/epel-release-6-8.noarch.rpm
#yum install monitorix

Iniciar o serviço:

#service monitorix start

Para acessar o Monitorix, via browser:

http://IP_DO_SEU_HOST:8080/monitorix

Tela Inicial - Monitorix

Podemos gerar diversos tipos de gráficos:

monitorix _opcoes

 Exemplo de um gráfico de rede:

Monitorix-network

Podemos concluir que esta ferramenta realmente é muito simples, leve e fácil de ser instalada, todavia é uma ferramenta poderosa pra analistas de TI e de redes que enfrentam problemas de performance ou precisam fazer troubleshooting. Temos a possibilidade de gerar diversos tipos de relatórios (Gráficos), capazes de nos auxiliar a tirar conclusões e agir, se for necessário, esta ferramenta de monitoramento de rede se destaca em relação à outras como: TCPDUMP, IPTRAF ou Mesmo Wireshark pela possibilidade de você registrar em gráficos claros, objetivos e intuitivos, as mesmas informações adquiridas nas ferramentas acima citadas.

Precisa de ajuda para monitorar a sua rede, entre em contato conosco através da nossa consultoria.

Monitorix - Ferramenta de Monitoramento Monitorix é um projeto open source de monitoramento. Este utilitário foi desenvolvido a princípio para servidores Linux/Unix, mas devido à sua simplicidade e tamanho reduzido, pode ser usado também em dispositivos embarcados. Consiste basicamente de dois programas, um coletor chamado monitorix que nada mais é do que um daemon desenvolvido em Pearl, capaz de iniciar automaticamente como qualquer outro serviço e um script CGI chamado monitorix.cgi. A partir da versão 3.0, o Monitorix incluiu seu próprio servidor HTTP embutido, para que você não precise instalar nenhum outro servidor web. Monirotix exibe vários gráficos, vamos…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
90

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>