quarta-feira , 22 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / Nmon – Analise a Performance de Seu Servidor
Nmon – Analise a Performance de Seu Servidor

Nmon – Analise a Performance de Seu Servidor

Nmon – Analise a Performance de Seu Servidor

O nmon é um software gratuito, disponibilizado pela IBM, porém não suportado oficialmente, para análise de performance de Servidores AIX.

Segundo a Wikipedia, Advanced Interactive eXecutive, ou simplesmente AIX, é uma versão da IBM para o sistema operacional Unix que é executado em computadores IBM de médio porte. Ele é um sistema comercial de código fonte fechado e se baseia no UNIX System V e é muito utilizado em grandes corporações. Antes do produto ser comercializado, o acrônimo AIX era uma abreviação de Advanced IBM UNIX ou, em português, Unix Avançado da IBM.

O Nmon é um programa muito interessante, pois ele coleta dados de performance que podem ser visualizados em tempo real diretamente no servidor, em modo texto, e, também, pode realizar a coleta de dados para um arquivo que pode ser analizado posteriormente.

Além do agente de coleta, há também o nmon analyser, que é uma planilha no formato excel, com macros já programadas que geram um novo arquivo no formato excel, a partir do arquivo gerado na coleta, com tabelas e gráficos dos dados coletados.

Instalando Nmon:
– No Red Hat/CentOS 6.x:
I – Desabilitar o SELinux:

#vi /etc/selinux/config
#Altere a flag de "SELINUX=enforcing" para "SELINUX=disabled" e reinicie o servidor.

II – Instale o repositório EPEL:

Já mostramos como executar este passo, veja neste link como instalar o repositório EPEL.

III – Instale o Nmon:

#yum install nmon
#nmon

– No Ubuntu:
I – Instale o Nmon:

#apt-get install nmon
#nmon

Esta precisando de uma consultoria para soluções de monitoramento em seu parque tecnológico, entre em contato aqui.

Nmon - Analise a Performance de Seu Servidor O nmon é um software gratuito, disponibilizado pela IBM, porém não suportado oficialmente, para análise de performance de Servidores AIX. Segundo a Wikipedia, Advanced Interactive eXecutive, ou simplesmente AIX, é uma versão da IBM para o sistema operacional Unix que é executado em computadores IBM de médio porte. Ele é um sistema comercial de código fonte fechado e se baseia no UNIX System V e é muito utilizado em grandes corporações. Antes do produto ser comercializado, o acrônimo AIX era uma abreviação de Advanced IBM UNIX ou, em português, Unix Avançado da…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
93

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>