segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Segurança da informação – O que é ?
  • LPI

    Simulados gratuitos para prova de certificação LPI

  • CCNA

    Simulados gratuitos para prova de certificação CCNA

  • COBIT

    Simulados gratuitos para prova de certificação COBIT

  • ITIL V3

    Simulados gratuitos para prova de certificação ITIL V3

Segurança da informação – O que é ?

Antes de partirmos para o conceito de segurança da informação, precisamos entender qual a diferença real entre DADOS x INFORMAÇÃO. Algumas pessoas chegam a pensar que não há diferença.

Os Dados não possuem significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão,  são elementos que representam instruções, algo que não tem sentido a princípio, que podem ser adaptadas para à comunicação, portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões.

A Informação nada mais é do que a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. É o conjunto dos dados de forma a fundamentar o conhecimento, gerando valor e entendimento à comunicação.

Quanto mais nos distanciamos dos dados maior é a abstração, como mostrado na figura abaixo:

dadosxinformacao

Dados, Informação, Conhecimento

Segundo a norma da ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, onde é possível encontrar diretrizes para práticas de gestão de segurança da informação, a informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante, é essencial para os negócios de uma organização e consequentemente necessita ser adequadamente protegida. Isto é especialmente importante no ambiente dos negócios, cada vez mais interconectado. Como um resultado deste incrível aumento da interconectvidade, a informação está agora exposta a um crescente número e a uma grande variedade de ameaças e vulnerabilidades.

Segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.

A segurança da informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware. Estes controles precisam ser estabelecidos, implementados, monitorados, analisados criticamente e melhorados, onde necessário, para garantir que os objetivos do negócio e de segurança da organização sejam atendidos. Convém que isto seja feito em conjunto com outros processos de gestão do negócio.

Antes de partirmos para o conceito de segurança da informação, precisamos entender qual a diferença real entre DADOS x INFORMAÇÃO. Algumas pessoas chegam a pensar que não há diferença. Os Dados não possuem significado relevante e não conduz a nenhuma compreensão,  são elementos que representam instruções, algo que não tem sentido a princípio, que podem ser adaptadas para à comunicação, portanto, não tem valor algum para embasar conclusões, muito menos respaldar decisões. A Informação nada mais é do que a ordenação e organização dos dados de forma a transmitir significado e compreensão dentro de um determinado contexto. É o conjunto…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: 4.7 ( 1 votes)
93

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

10 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>