sábado , 16 de dezembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Categoria Padrão / OpenStack – Plataforma da Nuvem Privada
OpenStack – Plataforma da Nuvem Privada

OpenStack – Plataforma da Nuvem Privada

OpenStack – Plataforma da Nuvem Privada

OpenStack é um software de código aberto capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas, assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores.

OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala. É considerado uma plataforma de software, por fornecer APIs que em conjunto são capazes de controlar todos os recursos disponíveis na oferta dessa infraestrutura: máquinas virtuais, rede, armazenadores, balanceadores de carga, até mesmo um painel de controle web está presente entre os softwares da plataforma, a maior parte escrita em Python.

O consórcio OpenStack desde então agregou mais de 100 membros em menos de um ano, incluindo a Canonical (responsável pelo Ubuntu), Dell, Citrix, Red Hat, IBM, Cisco, Dell, Hewlett-Packard, SUSE, VMware, Yahoo, Rackspace, eBay, NASA, MercadoLibre, PayPal, dentre outras.  Não só se aplica apenas a Cloud Providers, como a Amazon AWS, também fornece a base ideal para implementar nuvem privada em um Datacenter corporativo.

Arquitetura do OpenStack

O OpenStack foi projetado para ser extremamente escalável e flexível. Segue abaixo o diagrama da arquitetura com os principais blocos de construção de seus componentes. Camadas relacionadas a aplicações e administração de acesso estão no topo da pilha, como Processamento (compute), Rede (networking) e Armazenamento (storage). Tudo repousa sobre os serviços compartilhados e, no fim, em plataformas padrão específicas de hardware de código livre.

openstack-diagrama

Cada componente na arquitetura tem um codename que identifica e implementa um conjunto de funcionalidades da plataforma:

  • Nova (openstack compute)
  • Neutron (openstack networking)
  • Swift (openstack object storage)
  • Cinder (openstack block storage)
  • Horizon (openstack dashboard)

Além dos componentes que formam o core do OpenStack a plataforma conta com um conjunto de serviços que integra cada componente para fornecer uma plataforma de IaaS completa. Essa integração é possível porque cada componente disponibiliza um conjunto APIs que permite o acesso às suas funcionalidades. Os serviços são os seguintes:

  • Keystone (Identity Service)
  • Glance (Image Service)
  • Ceilometer (Telemetry Service)
  • Heat (Orchestration Service)
  • Trove (Database Service)

Veja um outro diagrama da arquitetura conceitual:

openstack_havana_conceptual_arch

Apesar de ser um software o OpenStack não deve ser considerado um produto, está mais para um framework de infraestrutura para nuvem do que para um produto final. É um projeto que evolui em uma velocidade incrível, mas com consistência

OpenStack - Plataforma da Nuvem Privada OpenStack é um software de código aberto capaz de gerenciar os componentes de múltiplas infraestruturas virtualizadas, assim como o sistema operacional gerencia os componentes de nossos computadores. OpenStack é chamado de Sistema Operacional da Nuvem, por cumprir o mesmo papel em maior escala. É considerado uma plataforma de software, por fornecer APIs que em conjunto são capazes de controlar todos os recursos disponíveis na oferta dessa infraestrutura: máquinas virtuais, rede, armazenadores, balanceadores de carga, até mesmo um painel de controle web está presente entre os softwares da plataforma, a maior parte escrita em…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
96

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>