terça-feira , 21 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / Protocolo SSH – Secure Shell Hosting
Protocolo SSH – Secure Shell Hosting

Protocolo SSH – Secure Shell Hosting

SSH – Secure Shell Hosting Linux

O SSH (Secure Shell Hosting), faz parte da suíte de protocolos TCP/IP que torna segura a administração remota de servidores do tipo Unix, utiliza a porta padrão 22.

Segundo o Olinux, O SSH foi originalmente desenvolvida pela empresa finlandesa de mesmo nome (http://www.ssh.fi), e surgiu como uma maneira de suprir as deficiências não só do telnet mas como também do rlogin (Remote Login) e do rsh (Remote Shell). Com o tempo acabou transformando-se na ferramenta padrão para a administração de sistemas no mundo UNIX, substituindo totalmente o telnet.

  • telnet: É um protocolo standard de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet, ou seja através deste serviço o usuário entra em uma máquina remota, o grande problema é trafegar dados sem criptografia.
  • rlogin: Provêm um serviço de terminal remoto, muito semelhante ao telnet, porém, no rlogin o username é automaticamente transmitido no início da conexão, não sendo necessário ao usuário digitar o seu username e não exige senha caso a conexão venha de um host confiável ou de um username confiável.
  • rsh: É um utilitário UNIX que permite que um processo seja executado remotamente em outra máquina de sua rede. O comando rsh interage com o processo servidor na máquina remota, chamado rshd.

A grande vantagem do SSH está na segurança. Toda a transmissão de dados no SSH é criptografada, isso porque com certeza você não gostaria da idéia de ter suas informações transitando pela rede totalmente abertas, principalmente senhas. Além disso, é possível com o SSH agregar outros serviços como, por exemplo, o SCP (Secure Copy) que substitui com tranquilidade e até com mais praticidade o bom e velho FTP.

Instalando Cliente SSH:

  • Windows:
Realizar o Download do PuTTY.
  • Linux ( Red Hat / CentOS ):
#yum install openssh-client
  • Linux ( Ubuntu ):
#apt-get install openssh-client

Sintax do comando SSH:

#ssh usuario@computador.dominio
#ssh -l usuario computador.dominio
SSH - Secure Shell Hosting Linux O SSH (Secure Shell Hosting), faz parte da suíte de protocolos TCP/IP que torna segura a administração remota de servidores do tipo Unix, utiliza a porta padrão 22. Segundo o Olinux, O SSH foi originalmente desenvolvida pela empresa finlandesa de mesmo nome (http://www.ssh.fi), e surgiu como uma maneira de suprir as deficiências não só do telnet mas como também do rlogin (Remote Login) e do rsh (Remote Shell). Com o tempo acabou transformando-se na ferramenta padrão para a administração de sistemas no mundo UNIX, substituindo totalmente o telnet. telnet: É um protocolo standard…

Review Overview

Score

Avalie

User Rating: Be the first one !
95

Sobre Alan Oliveira

Alan Oliveira
Bacharel em Sistemas de Informação, com Pós Graduação em Segurança de Redes e Sistemas. Trabalho como Analista de Suporte há 8 anos. Certificação Itil, LPIC-3, ISO/IEC 27002, ISO/IEC 20000, CompTIA Security+ e RHCE (Red Hat Certified Engineer).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>