segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Dicas / SFTP: Envie arquivos para amigos de forma segura e privativa
SFTP: Envie arquivos para amigos de forma segura e privativa

SFTP: Envie arquivos para amigos de forma segura e privativa

Implementando um servidor SFTP.

Utilize o protocolo SFTP, união do FTP+SSH, para transferir arquivos para seus amigos de forma segura e privativa. Siga abaixo nosso passo-a-passo.

Ao longo da última década houve um grande desenvolvimento das mídias digitais. E como consequência, os arquivos gerados desta forma tiveram sua qualidade – e tamanho – aumentados. Praticamente todos os smartphones high-end da atualidade são capazes de fotografar em resolução Full-HD (1920×1080 pixels ou 2.1 megapixels) e 4K (3840×2160 pixels ou 8.3 megapixels). Esses arquivos facilmente ocupam de 2MB a 4MB por imagem. Um vídeo gerado em resolução Fulll-HD e comprimido em MP4, por exemplo, pode ocupar 125MB por minuto gravado.

Fotos e vídeos são exemplos mais corriqueiros, mas podemos citar ebooks, planilhas, programas e toda a sorte de arquivos impossíveis de se enviar como anexo por email. Com arquivos assim tão grandes, como podemos fazer para enviá-los aos amigos? A resposta mais rápida seria utilizar um serviço de armazenamento em nuvem, como Dropbox, 4shared ou similar, aguardar o upload do arquivo (caso seja aceito pelas políticas de privacidade e segurança) e compartilhar o link. Mas e se você não tiver conta nestes sites ou não desejar abrir uma? Ou ainda, você estiver transferindo algo muito pessoal, confiaria sua privacidade a um serviço de armazenamento online? Você pode economizar bastante tempo transferindo arquivos (de qualquer tamanho) diretamente para seus amigos utilizando SFTP. Melhor ainda, você pode disponibilizar uma pasta no seu computador que pode ser acessada remotamente. Assim apenas os arquivos desejados por seus amigos serão enviados, num processo que será iniciado por eles! Acrescentar arquivos para serem disponibilizados também é fácil, basta arrastá-los para a pasta compartilhada.

Mas para que isso aconteça, é necessário instalar no computador um software externo, uma vez que esta funcionalidade não é oferecida nativamente pelas versões do Windows para usuários domésticos.

MAS O QUE É SFTP?

SFTP é a sigla inglesa para SSH File Transfer Protocol, ou Protocolo de transferência de arquivos em SSH. É uma evolução do FTP (File Transfer Protocol), porém acrescentando a segurança do SSH. O FTP é um protocolo específico para troca de arquivos, criado em outubro de 1985 através da RFC 959. Sua função é transferir arquivos, exclusivamente, sem que haja preocupação com a segurança das informações enviadas.

O SSH, por sua vez, significa Secure Shell (ao pé da letra, “casco de segurança”). É um protocolo de rede criptografado criado para proteger a comunicação de dados. Dessa forma, o SFTP combina o a fácil transmissão de dados realizada pelo FTP, com a segurança fornecida pelo SSH. Por este fato, os arquivos enviados via SFTP não precisam ser encriptados ou protegidos por senha antes do envio, uma vez que os dados serão enviados através de um túnel criptografado.

CONFIGURANDO O SERVIDOR SFTP

Primeiramente precisaremos de algum servidor SFTP. Existem bons softwares pagos, mas também algumas opções gratuitas que cumprem bem a premissa de envio de arquivos com segurança. Citaria, entre os gratuitos, o CopSSH, freeSSHd, e o freeFTPd (nossa escolha).

FreeFTPd - Servidores FTP e SFTP offline

FreeFTPd – Servidores FTP e SFTP offline

O primeiro passo é instalar o programa (Links para download são facilmente encontrados no Google). Em certo momento lhe será oferecida a opção de criação das chaves privadas (Private Keys). Será perguntado também se deverá rodar a aplicação como serviço. Responda “Sim” para ambas.

freeFTPd - Caixa de diálogo 1

freeFTPd – Caixa de diálogo 1

freeFTPd - Caixa de diálogo 2

freeFTPd – Caixa de diálogo 2

Após a instalação, execute-o em modo administrador. Você encontrará esta opção no menu de contexto, após clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa.

Executando o freeFTPd em modo administrador

Executando o freeFTPd em modo administrador

Para iniciar a configuração, clique na opção Users, na coluna esquerda.

freeFTPd - Tela de inclusão de usuários

freeFTPd – Tela de inclusão de usuários

Na nova tela, acrescente as informações de um ou mais usuários autorizados a baixar o conteúdo.

freeFTPd - Tela de inclusão de usuários

freeFTPd – Tela de inclusão de usuários

No campo Authorization, você pode optar por “NT Authentication” ou “Password stored as SHA1 hash”. Escolhendo “NT Authentication”, o programa utilizará o usuário e senha do Windows. Nesse caso será necessário criar um usuário no seu Windows para cada usuário que desejar se conectar à pasta SFTP. É bem mais prático armazenar uma hash SHA1 para cada usuário e deixar questões de login de Windows fora disso.

Como nosso propósito é transferência segura, desmarcaremos a caixa “FTP server”, para impedir que o novo usuário utilize este protocolo. Após concluir estes passos, clique em “Apply”.

Em seguida, vamos escolher a opção SFTP na coluna da esquerda. Nela faremos apenas uma alteração: Mudaremos a pasta raiz do SFTP, visto que o caminho padrão utiliza a pasta arquivos de programas. Como desejamos que a pasta compartilhada seja facilmente localizável, sugerimos que se utilize uma pasta na área de trabalho ou noutro local de rápido acesso. No nosso exemplo, criamos a pasta “SFTP Server Files” dentro de “Documentos”, e colocamos o respectivo caminho no campo “SFTP root directory”.

freeFTPd - Tela de opções do server SFTP

freeFTPd – Tela de opções do server SFTP

Uma forma rápida de obter o endereço de pasta é clicar na barra de endereços do Windows Explorer, enquanto ela estiver aberta. O endereço da pasta já estará selecionado.

Assim que finalizados estes passos, basta clicar no botão “Start” para iniciar o serviço.

FreeFTPd - Servidor FTP offlein e SFTP online

FreeFTPd – Servidor FTP offlein e SFTP online

Após iniciar o serviço, é possível que apareçam questionamentos do Windows Firewall ou outro programa antivírus. É uma precaução do sistema uma vez que você está abrindo uma porta para conexão externa. No entanto, pode-se permitir tranquilamente esta comunicação, uma vez que a porta estará aberta apenas enquanto o programa estiver ativo.

Por fim, clique em “Apply & Save” para salvar  as configurações. Mesmo após fechar a janela, o programa continuará sendo executado em segundo plano, e seu ícone estará visível na área de notificações, próximo ao relógio.

Agora que o serviço está ativo, os usuários que desejarem acessar a pasta vão precisar de um cliente FTP para realizar o download seguro. Existem vários gratuitos, como por exemplo, o FileZilla. Mas em qualquer um deles o procedimento será o mesmo. Você informará ao seu amigo seu IP público, o usuário e senha criados para ele e a porta de conexão (padrão do SSH é 22). Deve existir um botão de “Conexão Rápida”, “Quick Connect” ou similar (varia com a aplicação), e após a inserção das 4 informações citadas, ele abrirá a pasta criada. No primeiro acesso, aparecerá uma caixa questionando se a chave deve ser salva. Confirme para salvar a senha em cache.

Caso seu amigo informe mensagem de erro “Timed Out” enquanto tenta se conectar, provavelmente sua porta 22 está bloqueada. Nesse caso será necessário verificar no seu equipamento de internet se há algum bloqueio para esta porta. Uma ferramenta útil nestes casos é o site canyouseeme.org. Basta inserir nele o número da porta desejada e ele retornará a informação sobre existência de bloqueio, e o tipo de erro encontrado. Ele identificará seu endereço IP automaticamente.

Como todo procedimento novo aprendido via tutorial, é preciso algum trabalho para executar o passo-a-passo, mas esta configuração aparentemente trabalhosa é realizada em menos de 30 minutos. Podemos considerar este gasto um investimento, tendo em vista a economia futura, uma vez que não será mais necessário realizar upload para serviços online, com a garantia de que sua privacidade será mantida.

Implementando um servidor SFTP. Utilize o protocolo SFTP, união do FTP+SSH, para transferir arquivos para seus amigos de forma segura e privativa. Siga abaixo nosso passo-a-passo. Ao longo da última década houve um grande desenvolvimento das mídias digitais. E como consequência, os arquivos gerados desta forma tiveram sua qualidade – e tamanho – aumentados. Praticamente todos os smartphones high-end da atualidade são capazes de fotografar em resolução Full-HD (1920x1080 pixels ou 2.1 megapixels) e 4K (3840×2160 pixels ou 8.3 megapixels). Esses arquivos facilmente ocupam de 2MB a 4MB por imagem. Um vídeo gerado em resolução Fulll-HD e comprimido em MP4,…

Review Overview

score

Avalie

User Rating: Be the first one !
96

Sobre ADM - VirtX

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>