segunda-feira , 20 de novembro de 2017
Últimos Posts
Capa / Principal / Plataformas / Nuvem / Tecnologia 5G permitirá aplicações de robótica na nuvem
Tecnologia 5G permitirá aplicações de robótica na nuvem
Tecnologia 5G

Tecnologia 5G permitirá aplicações de robótica na nuvem

Até 2020, a tecnologia 5G vai permear as infraestruturas de redes, possibilitando novos serviços de robótica e inteligência artificial, assim como uma sociedade e economia digital densamente conectadas.

Computação em nuvem, redes definidas por software, e funções virtualizadas de rede são conceitos de redes muito novos. Estes termos, porém, são apenas facetas diferentes do “software-ização” das infraestruturas de telecomunicações que está ocorrendo e que irão contribuir para a transição para a infraestrutura do 5G na próxima década.
Esta tendência irá acelerar o ritmo de inovação em telecomunicação, automatizando processos, aumentando a flexibilidade e capacidade de programação através de APIs, otimizando custos, reduzindo o tempo de colocação no mercado, e proporcionando serviços mais novos e melhores.

A onda de inovação, na qual o setor de telecomunicações está assumindo mais características da área de infraestrutura de TI, se manifestará com implementações reais e benefícios socioeconômicos até 2020. Mais significativamente,a tecnologia 5G irá fornecer mais do que um passo além do 4G; ele irá se tornar o “sistema nervoso” da sociedade e da economia digital – uma verdadeira convergência e alta densidade da infraestrutura de telecomunicações, integrando profundamente processamento, armazenamento e comunicação.

Robótica com tecnologia 5G

Robótica com tecnologia 5G

A tecnologia 5G irá conectar mais do que recursos de TI: Ele será penetrante, altamente flexível e com uma ultra-baixa latência de infraestrutura virtualizada capaz de tecer junto um número exponencial de terminais inteligente, dispositivos, máquinas, wearables (tecnologias para vestir), carros, drones e robôs com o enorme poder de processamento e armazenamento disponível na nuvem. Ele também irá utilizar novas interfaces para integrar de forma eficiente redes antigas e novas para oferecer serviços a usuários específicos. 5G irá determinar o surgimento de novos ecossistemas de TICs com perspectivas centradas no usuário.

O número de terminais inteligentes, máquinas e dispositivos com sensores e atuadores tem crescido rapidamente, e em breve será possível conectar e operar remotamente carros, drones e até mesmo robôs. Todos estes sistemas irão permitir a exploração de capacidades de monitoramento e controle remotos através da infraestrutura de rádio do 5G e possibilitar que máquinas inteligentes sejam profundamente integradas aos processos da indústria, da agricultura, de instituições públicas, da sociedade e da vida cotidiana. Estas capacidades irão determinar o custo, otimização e o desenvolvimento de novas oportunidades de serviçõs e negócios.
De acordo com a Federação Internacional de Robótica, robôs são “um dos principais motores de criação de empregos no mundo”, citando um estudo conduzido por Metra Martech, que credita a criação de 3 milhões de novos empregos até 2016 a colocação de 1 milhão de robôs em operação no ano de 2011.
Robôs, ou qualquer outra máquina auto-atuadora controlada através da tecnologia 5G, são excelentes exemplos do potencial do futuro ecossistema. Já nos dias atuais existem robôs que trabalham ao lado de pessoas e linhas de produção. Em muitos casos, os robôs estão aumentando a capacidade dos seres humanos – libertando-os de atividades repetitivas e perigosas – e aumentando a produtividade para os fabricantes.
Eventualmente, 5G não irá apenas se enquadrar em computação mas também em robótica na nuvem, oferecendo um ilimitado poder de processamento e espaço de armazenamento para sistemas de robótica. Por exemplo, métodos para a inteligência computacional e coordenação poderiam ser executados na nuvem, enquanto um grande número de dados seriam coletados por robôs sensores e o conhecimento relacionado poderia ser armazenado na rede.
Hoje robôs com completa mobilidade são um desafio, visto que sua maioria é estática ou conectada através de cabos, limitando sua flexibilidade.A tecnologia 5G não ira apenas permitir o monitoramento e controle de robôs realmente móveis, mas também o desenvolvimento e fornecimento de “serviços cognitivos” ou cognição como um serviço. Sensores de robôs irão coletar rapidamente dados do ambiente, que serão transferidos através da infraestrutura do 5G para a rede, onde uma variedade de métodos e técnicas irão processar a inteligência do robô remotamente.
A disponibilidade de APIs irá permitir que usuários e terceiros desenvolvam, programem e provejam serviços adicionais com robôs. A próxima geração de robôs 5G habilitados vai estar trabalhando ao lado de humanos em cidades inteligentes, colaborando com eles de maneira mais articulada na vida cotidiana.

fonte: Networkcomputing

Até 2020, a tecnologia 5G vai permear as infraestruturas de redes, possibilitando novos serviços de robótica e inteligência artificial, assim como uma sociedade e economia digital densamente conectadas. Computação em nuvem, redes definidas por software, e funções virtualizadas de rede são conceitos de redes muito novos. Estes termos, porém, são apenas facetas diferentes do “software-ização” das infraestruturas de telecomunicações que está ocorrendo e que irão contribuir para a transição para a infraestrutura do 5G na próxima década. Esta tendência irá acelerar o ritmo de inovação em telecomunicação, automatizando processos, aumentando a flexibilidade e capacidade de programação através de APIs, otimizando…

Review Overview

score

Avalie

User Rating: Be the first one !
93

Sobre Lino Neto

Lino Neto
Bacharel em Sistemas de Informação pela Maurício de Nassau e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Trabalhou por 11 anos na Oi e na Embratel atuando como analista de qualidade, coordenador de qualidade, gerente de Assistência Técnica e, por fim, como gerente de operações de dados na Oi. Atualmente trabalha no grupo João Santos como analista sênior de TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>